O primeiro post foi sobre um assunto importante pra mim, a primeira receita também tem que ser significativa: quem me conhece sabe como sou loucamente apaixonada por doces e sempre que posso faço algum.
Essa é uma das tortas que mais gosto e o bom é que é fácil de fazer, uma mão na roda quando você precisa de um doce urgente pra um almoço ou jantar ou então só está com vontade de fazer “gordice”! 😛
Quem me fez experimentar a torta de limão pela primeira vez foi a minha madrasta, Valéria, e é claro que eu pedi a receita na hora, né? Tem no blog dela com meu pai também, http://cozinharfazbem.blogspot.com.br. Vou logo avisando que essa torta não tem nada de light! #aiaicalorias #correrpracompensar
Mas chega de lenga-lenga e vamos ao que interessa:
As armas:
1 pacote (200 g) de biscoitos Maizena, Maria ou qualquer um desse tipo
4 colheres de sopa cheias de manteiga
1 lata (uns 400g) de leite condensado
2 ovos
8 colheres de sopa de suco de limão
4 colheres de sopa de açúcar
A hora do crime:
Bata no liquidificador os biscoitos até virar uma farinha (uma vez não achei o liquidificador e tive que bater com um batedor mesmo, demorou um pouco mas no final deu tudo certo). Depois misture a farinha com a manteiga e coloque a massa obtida em uma fôrma de sua preferência, formando uma base lisa.
Separe as claras das gemas. Reserve as claras e bata as gemas junto com o leite condensado e o suco de limão. Despeje o creme em cima da base da torta.
Gosto de ligar o forno (150ºC) mais ou menos nesse momento, quando acabo a segunda parte, pra pré-aquecer.
Bata as claras em neve, adicionando o açúcar aos poucos, até ficarem consistentes, então as coloque em cima do creme de leite condensado.
Agora é só colocar a torna no forno por uns 10 minutos (o tempo pode variar!), só pra dourar o suspiro.
próximo passo: comer, comer e comer.