Xeque-MATE

chimarrão

É verdade, essa foi péssima! mas valeu a intenção rs.

Tomo chá de todas as formas e de todos os gostos desde sempre, tanto que na minha mamadeira tinha chá e não mingau! Então é claro que já conhecia e consumia a erva mate.

Não, eu achava que conhecia. Lá no Brasil só tinha tomado o chá-mate de garrafa (gelado) ou de saquinho, mas nunca tinha experimentado o mate argentino (como o chimarrão do Sul do Brasil), até ontem. É algo completamente diferente, bem amargo, mas delicioso. É a melhor forma de consumir a erva mate, porque usamos diretamente as folhas tostadas, sem misturas, adoçantes, corantes, conservantes e os outros “-antes”.  Mas além do gosto e do charme, a bebida também possui inúmeros benefícios:

-ajuda a reduzir o colesterol ruim, LDL, porque possui nutrientes que bloqueiam a sua absorção, protegendo também o coração, por causa da diminuição de gordura nos vasos sanguíneos;

-é um termogênico natural, favorece a ação de sucos digestivos, acelera o metabolismo e, como consequência, nos faz gastar mais calorias. Além disso, o mate tem função diurética, elimina as toxinas do nosso corpo e o resultado de tudo isso é: emagrecer!

-as suas substâncias antioxidantes são aliadas do nosso cérebro, evitando o seu envelhecimento por oxidação;

-previne a osteoporose por ser rico em cálcio;

-possui praticamente todas as vitaminas que necessitamos.

Um detalhe importante: o uso excessivo pode causar estresse e insônia.

Duas curiosidades: o termo «mate» deriva da palavra matí em quíchua (família de línguas indígenas da região central dos Andes), que significa cuia, o recipiente em que são colocadas a água e a erva.

No Brasil o chimarrão geralmente é dividido por um grupo de amigos, cada um toma um pouco e passa para o próximo. Aqui também existe esse costume, a diferença é que antes de passar a calabaza, se bebe todo o chá, por isso a cuia brasileira é bem maior do que a argentina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

generic dopoxetine cheap nolvadex buy Antabuse